Esfoliante de borras de café {diy}

terça-feira, maio 31, 2016

Vou-vos contar um segredo: provavelmente o melhor elogio elogio que já recebi em relação à minha aparência física foi que a minha pele tinha textura de nuvens. Não sei muito bem qual é a textura das nuvens mas suponho que esteja entre o algodão e uma pétala de flor. Por isso, desde essa altura a textura da minha pele é um motivo de orgulho para mim. E também por isso: tento estimá-la da melhor maneira. Hoje trago-vos a minha nova descoberta e o novo mimo da minha pele de nuvem. {que vocês também podem ter facilmente}


O que eu faço para mimar a minha pele é simples: beber muita água, coloco creme todos os dias e faço esfoliação pelo menos uma vez por semana. E é nesta última tarefa que reside o grande problema. Durante muitos anos experimentei dezenas de esfoliantes que não faziam rigorosamente nada à minha pele: porque apesar de ser macia, tenho o eterno problema dos pelos encravados. (Tirando o esfoliante que falei aqui, que realmente resolveu os meus problemas). Conclusão: precisava de um esfoliante suave mas forte o suficiente para me resolver o problema. Encontrei a solução no esfoliante que usava até há uns tempos atrás: mel com açúcar. 

De há uns tempos para cá decidi que ia deixar de usar mel então tive que arranjar outra solução. E foi na bancada da cozinha que a encontrei. Junto à máquina do café temos um recipiente onde colocamos as borras do café para fazer adubo na terra. Eu já tinha ouvido falar da eficácia destas borras em relação à celulite então decidi experimentar. Para além de estar a reutilizar as borras de café também não estava a usar nenhum produto de origem animal. Então cá vai a receita.


Esfoliante de borras de café

1 chav. de borras de café
1/2 chav. de açúcar 
1/2 chav. de sal marinho
1/2 chav. de azeite

~ Misturar tudo até ficar uma mistura, guardar num recipiente próprio ~ 


Testei, aprovei e não mudo tão cedo de esfoliante. Uso o esfoliante com a pele ainda seca, massajo uns dois a seis minutos e depois tiro com água. Aviso só que a casa de banho fica mesmo a cheirar a café, para nem gostar é um senão, para quem gostar é uma óptima vantagem. Para mim: é tudo de bom. O que acham? 

Um xi- sem crueldade, sustentável, 
100% biodegradavel e só com produtos naturais, 
Mariana.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Parece bem interessante, mas para mim tem um problema: eu não bebo café, por isso não tenho borras para usar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina :) A ideia de pedires a um café também é boa, mas podes experimentar outros esfoliantes: azeite e sal, mel e açúcar... :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Excelente ideia Manuela!
      Obrigada pela visita :)

      Eliminar
  3. Já fazia com borras a exfoliação, mas só mesmo com as borras, tenho de experimentar este exfoliante!
    Para quanto tempo te dá essa mistura? :)
    beijinhoo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, para mim dá-me para duas ou três utilizações :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. As borras têm imensas utilidades, além do óptimo esfoliante que fazem:
    http://awondrousday.blogspot.pt/2014/10/reutilizar-borras-de-cafe-reuse-coffe.html

    E o bom de fazermos nós os esfoliantes, é que não estamos a contribuir para que as microesferas de plástico dos esfoliantes de compra vão parar aos oceanos, onde são "confundidas" com comida pelos habitantes marinhos!

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post!
    Gostei imenso da alternativa a um esfoliante de compra! Adoro um bom DIY, tenho de experimentar!

    Love, Tacha.

    No blog publico conteúdo de beleza, efeitos especiais e arte. Passa por lá e diz-me o que achas, espero que gostes! :)

    Tacha's Day Dreams

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá