Eco-higiene íntima feminina {in my way to the green beauty}

segunda-feira, maio 09, 2016



A última vez que vos fiz um apanhado geral do "In my way to the green Beauty" ainda não me tinha rendido às alternativas mais ecológicas no que diz respeito à higiene intima. Quando a Vera veio falar comigo, achei que era o sinal perfeito para dar esse passo. Foi graças à Marina (aproveito para fazer divulgação ao video que a Marina fez a favor do vegetarianismo, não deixem de ver!) que a Vera entrou na minha vida, com os seus "panos".

A Vera tem um negócio de artigos de higiene reutilizáveis. O conceito é mais do que sustentável e são lindos! Chegaram-me às mãos e devo-vos dizer: estava super resistente em experimentar. Sabem aqueles bichinhos que às vezes fazem festas de confusão na nossa cabeça? Os meus não paravam de falar "vai ser desconfortável", "vai pingar", "vai manchar". Felizmente mandei-os calar. E hoje sei que foi a melhor coisa que fiz. As minhas desconfianças não tinham fundamentação. E apesar de ser uma fã de tampões, estes pensos fizeram-me esquecer um bocadinho este amor.


Eu não tenho muito fluxo portanto estes pensos são perfeitos para eu usar de noite. (Se tens muito fluxo e tens algumas dúvidas, fala com a Vera, tenho a certeza que ela tem a solução para ti.) Como ela disse: "trabalho artesanal é assim: personalizado, único e sempre uma surpresa. Tudo aquilo que as grandes marcas não oferecem". 

Existem três tipos de pensos: 1) pensos diários: apenas algodão, finos e sem película impermeável; 2) pensos higiénicos de vários tamanhos, com película impermeável, podendo ser iguais frente e verso, verso de cor diferente ou frente em patchwork (vários tecidos unidos) e 3) pensos noite tamanho super em flanela. Depois de os usarem só têm que os demolhar em água fria e depois lavar ou à mão ou à máquina. Não ficam com manchas, prometo!

Para mais informações sobre os pensos vão à página Panos da Vera. Tenho a certeza que ela vos vai receber da melhor forma possível (ah, e os envelopes onde vêm os pensos são super originais e ecológicos! Não vou dizer como são... mandem vir e depois venham dizer o que acharam!)



Como disse acima, eu sou uma fã de tampões. Deixar de os usar ainda não está nas minhas opções. Tento contudo encontrar opções mais naturais: de algodão biológico e sem químicos. Encontrei os tampões masmi em promoção no continente e decidi experimentar. Mais um passo neste caminho que ainda está no inicio! Claro que estou curiosa em relação ao Menstrual Cup, mas ainda não estou pronta para me aventurar (usas? O que achas? Aconselhas?). Em relação às toalhitas intimas, ainda estou à procura de umas eco-friendly. Ter arranjado as soluções dos pensos e dos tampões já foi um passo que custou a dar. Vou com calma, que sei qual é o caminho a percorrer e ninguém me vai fazer sair dele.

Um xi- não testado em animais, biológico, 
100% biodegradavel e só com produtos naturais, 
Mariana.

You Might Also Like

21 comentários

  1. Os pensos da Vera são mesmo um mimo!
    Mas realmente não há nada melhor que o copo menstrual. É super higiénico, aguenta muito mais que um tampão (até 12 horas sem preocupações), e poupa-se imenso dinheiro. Eu já não quero outra coisa. É um investimento que vale mesmo a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa, antes de mais obrigada pela visita, é sempre bom ver uma cara nova! :)
      Em relação ao copo menstrual, obrigada pela partilha. Tenho só uma dúvida: quando é preciso esvaziar em locais públicos, como se faz? Essa parte causa-me alguma confusão.
      Beijinhos**

      Eliminar
    2. A verdade é que isso não acontece com muita frequência porque, tal como disse, pode estar umas 12 horas sem ser esvaziado. Mas existem uns toalhetes desinfectantes que ajudam nessas alturas. É só esvaziar, limpar com papel higiénico e desinfectar com o toalhete.
      E também existe sempre o opção (para quem não se sente tão à vontade com o copo) de ir usando gradualmente e intercalando com outros produtos (como tampões) até se habituar.
      Na minha opinião, o copo menstrual é o produto (dentro dos produtos higiénicos femininos) que implicam um período de adaptação mais longo, mas depois de se perceber como funciona melhor para nós próprias e para a nossa rotina é a melhor coisa.
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar
    3. Ah, e quando às toalhitas, existem no Efeito Verde e no Celeiro (loja fisica ou online).

      Eliminar
    4. O meu copo não aguenta 12h nem pensar... aguenta o mm dos típicos tampões. No primeiro e segundo dia 4h em 4h. Resumindo tenho de mudar em wc fora de casa. Mas sem stress. Leva-se uma garrafa de água, tira-se esvazia-se passa-se por água e volta a colocar-se. Tranquilo :)

      Eliminar
  2. nem fazia ideia da existência de tal coisa... vou investigar isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea! Fico à espera então do feedback :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. São mesmo giros :o Tenho imenso fluxo nos primeiros dias, pelo que preciso mesmo de falar com a Vera para saber se esses pensinhos servem para mim.

    Quanto a pensos e tampões biológicos, espreita aqui na Efeito Verde: http://www.efeitoverde.com/Cat-36-Higiene-Feminina.html
    Também têm toalhitas íntimas ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo me diz que me acabaste de salvar da minha busca por toalhitas íntimas!
      Obrigada pela partilha**

      Eliminar
  4. há toalhitas bio da natracare por ex.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, obrigada pela partilha! Também tenho algumas questões e receios em relação aos copos. Se experimentares, gostaria muito de saber a tua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, quando experimentar venho aqui dizer da minha justiça, está combinado! :)

      Eliminar
  6. Tantos assuntos importantes que abordas no teu blog Mariana. Parabéns! De facto o impacto ambiental dos artigos de higiene íntima é absurdo. Obrigada pela tua sugestão e excelente o trabalho da Vera. Pela minha parte sou fã do copo menstrual, já uso há um ano e não quero outra coisa. Quanto a mudar em casas-de-banho públicas é chato mas faz-se, limpando com os tais toalhetes. beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, obrigada pelo feedback e pela visita! :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  7. Olá Mariana :) Fiquei curiosa com a mudança dos pensos em wc's públicos (muito mais que com o copo menstrual!). Como fazes? Onde guardas os pensos sujos?
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anouska, obrigada pela visita antes de mais :)
      Eu para já só uso os pensos de noite, ou se tiver em casa... de dia uso os tampões (como eu referi, sou fã). Até porque quando tiro os pensos sujos coloco-os logo em água de molho... Não sei como fazem as pessoas que só usam o penso. Fica a dúvida.
      Caso tenhas interesse de certeza que a Vera é capaz de te responder :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Obrigada pela partilha Mariana! Fiquei muito curiosa em experimentar. Felizmente há cada vez mais produtos não testados em animais e ecológicos.

    Ah, e parabéns pelo bonito blog! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom é ter a tua presença aqui :)
      Muito obrigada pela visita e pelo carinho.
      Beijinhos*

      Eliminar
  9. Querida Mariana muito obrigada por esta partilha. Fiquei com imensa vontade de experimentar. E confesso que a nível de higiene íntima quero mesmo mudar as minhas escolhas tão pouco ecológicas.
    Beijinho grande***

    ResponderEliminar
  10. Os pensos reutilizáveis dobram-se e colocam-se numa bolsa impermeável. É facil! :)
    Podem encontrar também em www.fluffydiapers.pt, no facebook ou no grupo do facebook. Produzidos em Portugal e super giros!

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá