Granola de chocolate com bagas goji ~

By Mariana Neves - janeiro 14, 2015

“When you're conscious of what you're permitting to germinate inside you, 
 the weeds in your life will wither away of their own accord.” 
― Lawrence Shorter


Quando eu disse ao N, que queria emagrecer mesmo (há cerca de um, dois anos atrás), ele disse-me que devia alterar os meus hábitos alimentar - reeducação alimentar - começando pelo pequeno-almoço e pequenos snacks que eu fazia. Antes eu era daquelas pessoas que não podia viver sem cereais de pequeno-almoço em casa. Eram o meu pequeno-almoço, o meu almoço, o meu lanche, o meu jantar, se me deixassem (e quantas vezes isso chegou mesmo a acontecer). Adorava cereais de pequeno-almoço, o seu sabor, textura, cor. Era uma autêntica apaixonada. 
Até que dei por mim a pensar no assunto: o que estava realmente nos meus queridos cereais? Seria só fruta e cereais? A resposta não tardou, claro que não. Dentro dos meus cereais haviam conservantes, açúcares e mil coisas que afinal eu não queria comer de todo. Hoje já não há cereais em casa. Deixei-os e a nossa relação nunca voltou a reatar. Em vez disso, conheci a granola (que me apaixonei no Verão de 2012, na Letónia, Estónia e Lituânia, encontrei-a em todos os pequenos-almoços e foi amor à primeira vista). Dizem que o primeiro amor não se esquece, mas se o segundo amor for granola, o primeiro amor vai logo à vida, podem crer. 


De amor à primeira vista, a granola passou a ser hábito. Experimentei várias receitas, até me ter apaixonado por esta do blog "Palavras que Enchem a Barriga" uma granola feita com manteiga de amendoim? Perfeito! (A manteiga de amendoim também deixou de haver cá em casa, faço esta granola a partir de manteiga de amendoim bem caseira e fácil de fazer). As últimas vezes que fiz granola foi essa receita. Mas agora eu queria inovar. Queria uma receita nova. Então pesquisei e encontrei estas duas receitas: esta do blog Lume Brando (com as fotografias mais mimosas de sempre) e esta do blog Pequenos Monstros (igualmente lindo). Li e ambas me pareciam perfeitas, único problema: não tinha os ingredientes. Então o que é que eu fiz? Inventei! E ainda bem. 


~ Receita de granola de chocolate com bagas goji da Mariana ~

~ 4 chav de flocos de aveia;
~ 1/2 chav de miolo de amêndoa moída;
~ 1/2 chav de farelo de trigo;
~ 1/2 chav de linhaça moída;
~ 1 chav de sementes de girassol;
~ 1 chav de mix de frutos secos partidos pequeninos (nozes, avelãs, amêndoas);
~ 1 chav de mel (podem usar também outro adoçante natural);
~ 1 chav de azeite (ou óleo de coco);
~ chocolate preto (ou pepitas de chocolate);
~ bagas goji;

~ Misturar os ingredientes secos excepto o chocolate e as bagas goji. Misturar o mel e o azeite num recipiente, levar ao lume até estarem fundidos, e adicionar aos ingredientes secos, mexendo. 
~ Colocar a mistura sobre um tabuleiro forrado com papel no forno a 180º durante 10 minutos. Ao fim de dez minutos remexer a granola e voltar a colocar mais 20 minutos, remexendo a cada 5 minutos. 
~Quando a granola estiver pronta deixar arrefecer. Quando ainda estiver morna juntar metade do chocolate preto partido aos bocados. Quando arrefecer totalmente colocar o resto do chocolate, as bagas goji e guardar em recipientes próprios. 

Boas receitas, boas granolas e bom dia,
{se experimentarem, avisem!} 

Um xi-
Mariana

  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Vou ter que experimentar!!
    Será a minha primeira experiência com granola...
    Obrigado pela receita, Mariana :) e, claro, obrigado por esta tua influência! =P

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana!

    Tenho visto que tens receitas muito interessantes no teu blog. Adorei a receita da granola e vou partilhar a receita no meu blog que ainda é muito recente.

    Parabéns pelo contúdo da tua página.

    Beijinho

    ResponderEliminar