Mais um bocado de "finais felizes": Cesky Krumlov {Verão 2013}

segunda-feira, novembro 25, 2013

Lembro-me que, quando começamos a organizar esta viagem, disseram-me "de todos os sítios que vais visitar aposto que te vais render por Cesky Krumlov". Seu dito, meu feito. Não havia nenhuma expectativa para esta estreia na Republica Checa, não havia história nenhuma, decidimos ir e oxalá não tivéssemos voltado. Não sei bem o que me prendeu a esta cidade, se a sua beleza, a sua magia, ou tudo de bom que vivi lá. Só sei que, em rivalidade com a Eslovénia, esta cidade mostrou-se um dos meus sítios favoritos do mundo inteiro.


Cesky Krumlov, é uma cidade pequenina situada na Républica Checa que só nos últimos tempos foi descoberta pelos turistas. Esta cidade mantém as casinhas e as ruelas desde há muitos anos atrás, isto porque foi das poucas cidades checas a não ser atingida pela guerra.


Esta foi a nossa grande entrada na Républica Checa e quase a lembrar-nos a nossa entrada em Tallin, na Estónia, encheu-nos bem as medidas. Fiquei desde o primeiro instante encantada com as vistas, a hospitalidade (ficamos na pensão Krumlov que nos recebeu muito bem!) e a magia desta cidade. As ruas eram ainda feitas em pedras, que já estavam gastas pelo tempo. Os edifícios quase que nos contavam histórias dos tempos passados. A fotografia em cima mostra aquele que foi o meu sitio favorito da cidade. Não é preciso dizer porquê, pois não?


Estivemos nesta cidade só um dia, mas devo dizer que a percorremos de cima a baixo. Talvez não tenhamos visto tudo, obviamente, mas esforçamo-nos ao máximo. Tudo naquela cidade quer ser visto. A originalidade é extrema (já viram a porta da loja de arte, na foto em cima?!). E embora seja uma cidade bastante pequena tem muito a dizer. Entramos no castelo (protegido por um urso verdadeiro!!), frequentamos a feira medieval, tiramos fotos, descansamos à beira rio, provamos as iguarias... Apaixona-mo-nos e enamoramos todo o local.


Apanhamos um susto na nossa primeira refeição na República Checa porque verdade seja dita, não percebíamos nada do que estava escrito. Não comemos nada de jeito. Mas as sobremesas trataram de nos encher a barriga!


Ao final de almoço, assistimos à viagem destes "recém-casados" que nos deixou logo com outro humor! Como já disse, a criatividade nestas cidades é extrema. E os recantos mágicos também o são. Enquanto, no resto da tarde, visitamos o museu (conservado num estado belíssimo!) e a feira medieval, fomos recebidos por vários artistas: pintores de rua, malabaristas, cantores, bandas inteiras a fazer concertos espantosos na rua! Uma total benção.


Outra coisa que esta cidade tem de mágico é a sua adaptabilidade às crianças. Não cheguei a perceber se havia alguma história ou não em relação a isto que vos vou contar, mas Cesky Krumlov tem imensas lojas de brinquedos de criança feitos em artesanato! E são tão mas tão lindos, que tive uma pena imensa de não os trazer cá para os meus futuros filhos. Lindos de morrer.


Os miradouros são imensos e cada um com paisagens mais bonita que a outra.


Contudo, devo admitir, uma coisa que mais me conquistou nesta cidade foi o seu doce tradicional: Trdelnik. Não sei bem explicar como é feito, mas é das melhores coisas que já provei. Existem vários sabores e várias lojas espalhadas pela cidade (como a da fotografia de baixo). O cheiro é inconfundível e o sabor... divinal, no mínimo. 


O divinal trdelnik na foto de baixo... ai que fome! Não tem mesmo bom aspecto? E é servido quentinho.


Outra coisa que reparei nesta cidade é que as noites são mesmo muito animadas. Até altas horas existem pessoas nos miradouros, nas ruas a cantar, nos jantares, no rio.. a aproveitar o dia. No jantar deste dia, aconteceu uma coisa muito "gira": a minha mãe pediu costeletas de porco para jantar e não é o nosso espanto quando na mesa aparecem mesmo costeletas de porco inteiras! Rimo-nos até fartar.


Foi só um dia nesta cidade, mas foi tão bom! Para quem não conhece cá fica a sugestão. E para quem conhece, há-de compreender o meu fascínio! Contudo as viagens continuaram..

To be continued.. 

You Might Also Like

5 comentários

  1. Eu só conheci Praga, mas fiquei APAIXONADA! Não pelas pessoas nem pela vivência mas achei a cidade LINDA!

    ResponderEliminar
  2. Cesky Krumlov é do melhor que há. Amei a cidade! :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei Cesky Krumlov,, passei por lá apenas num dia e foi inesquecível. :)

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá